Confiança dos pequenos negócios fica neutro em setembro, diz Sebrae
Segundo pesquisa feita pelo Sebrae e FGV, o índice de confiança de pequenas empresas ficou em 100,4 pontos no último mês.
Nessa terça-feira (11), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) juntamente com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgou uma pesquisa que revela estabilidade no comércio de pequeno porte no mês de setembro. Os dados explicam que, apesar do equilíbrio, este desempenho variou entre os serviços oferecidos das pequenas indústrias.
Conforme o levantamento entre as Micro e Pequenas Empresas, o índice geral de confiança das empresas pesquisadas ficou em 100,4 pontos, com recuo de apenas 0,2 ponto em relação a agosto. Indicadores acima de 100 pontos mostram confiança e, abaixo desse nível, sinalizam pessimismo.
De acordo com a pesquisa do Sebrae e FGV, um dos fatos principais para a estabilidade foi a indústria de transformação onde o setor fechou com 96,2 pontos. Cabe ressaltar que, da solidez, o mesmo setor também registrou queda de 4,8 pontos sendo assim o terceiro mês consecutivo de declínio. Segundo os dados, as indústrias de pequeno porte estão pessimistas por causa do aumento dos estoques e pela percepção de piora do quadro econômico atual.
Para Sebrae e FGV, apesar desta queda, os demais setores se mantem otimizados em relação a economia. O índice de confiança das micro e pequenas empresas do comércio cresceu 1,6 ponto, para 100,8 pontos. O indicador para o comércio está no maior nível desde dezembro de 2018, quando tinha atingido 102,7 pontos.
Consequências
Para o Sebrae, as políticas como a liberação de R$ 1 mil do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e a antecipação do décimo terceiro a aposentados continuam a estimular o consumo no comércio. No setor de serviços, a melhoria da confiança deve-se principalmente à redução dos custos provocada pela queda da inflação e pela melhoria na atividade econômica.
Com informações da Agência Brasil
Sebrae
Fundação Getúlio Vargas (FGV)
-
Ciro Nogueira apresenta projeto de lei para reforçar segurança em compras online
O senador destacou que a iniciativa é uma resposta à necessidade urgente de proteger consumidores diante do aumento de golpes digitais. -
Cantor Agnaldo Rayol morre aos 86 anos em São Paulo
A causa da morte teria sido uma queda em seu apartamento. -
As vésperas do Enem 2024 candidatos conferem locais de prova
O Inep recomenda que os candidatos levem o cartão de confirmação impresso nos dois dias de exame, embora isso não seja uma exigência para a participação. -
Mais de 40 apostas realizadas no Piauí acertam a quadra na Mega-Sena
De acordo com a Caixa Econômica Federal, os números sorteados foram: 29 - 32 - 40 - 42 - 49 - 58. -
Segundo turno das eleições municipais de 2024 acontece neste domingo
Ao todo, mais de 33 milhões de eleitoras e eleitores estão aptos a votar em 51 municípios
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir