Governo propõe PL que limita remoção de conteúdos em redes sociais
O Projeto de Lei limitaria a retirada de conteúdos em redes sociais com mais de 10 milhões de usuários.
O Governo Federal enviou ao Congresso um Projeto de Lei (PL) para limitar a remoção de conteúdos em redes sociais com mais de 10 milhões de usuários.
Segundo a Secretaria-Geral da Presidência, a PL alteraria o Marco Civil da Internet que trata de direitos autorais.
De acordo com a Secretaria-Geral da Presidência, a medida busca que grandes provedores de redes sociais não impliquem indevidamente sobre “direitos e garantias dos cidadãos brasileiros”. O projeto ainda prevê o direito de recuperação do conteúdo publicado pelo usuário.
No dia 6 de setembro, o presidente Jair Bolsonaro editou uma medida provisória (MP) que mudaria essas ações, dificultando a remoção de conteúdos que fossem considerados falsos, por exemplo, mas a MP foi suspensa pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no dia 14.
Conforme a Secretaria-Geral da Presidência, o PL encaminhado pelo governo observa os princípios da liberdade de expressão, de comunicação e manifestação de pensamento, previstos na Constituição Federal, “de forma a garantir que as relações entre usuários e provedores de redes sociais ocorram em um contexto marcado pela segurança jurídica e pelo respeito aos direitos fundamentais”.
Com informações da Agência Brasil.
Governo Federal
Senado Federal
-
Enem dos Professores: prazo para adesão das redes de ensino termina nesta quarta
A avaliação será aplicada anualmente e tem como objetivo auxiliar na contratação de professores por meio de concursos públicos e seleções simplificadas. -
Começa prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2025
O período para pedir a isenção começou nesta segunda-feira (14) e segue até o dia 25 de abril pela Página do Participante. -
Ponte Metálica que liga Teresina e Timon segue interditada após derramamento de óleo
A liberação só ocorrerá após a conclusão da limpeza completa e de uma avaliação técnica sobre a estrutura da ponte. -
Prefeito de Timon recebe Wellington Dias para adesão ao programa federal
A solenidade vai acontecer nesta sexta-feira (11) no Ginásio Francisco Carlos Jansen, com a presença de autoridades municipais. -
Rafael Fonteles lança plano para fortalecer prevenção e resposta a desastres naturais
O Pepdec é estruturado em três eixos principais: prevenção e mitigação, preparação e resposta, e reconstrução e recuperação.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir