Ministro Nunes Marques vota contra suspeição de Sérgio Mouro
De acordo com o ministro Nunes Marques, o pedido de habeas corpus feito pela defesa de Lula não é o caminho indicado para apontar suspeição de um magistrado.
Nesta terça-feira (23), o ministro piauiense do Supremo Tribunal Federal (STF), Nunes Marques, votou contra a tese de suspeição do ex-juiz Sergio Moro no processo que condenou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Operação Lava Jato.
Diante disso, o julgamento da Segunda Turma do STF, formada por cinco ministros, ficou 3 a 2 contra a contra a tese de que Moro agiu de forma parcial ao condenar o ex-presidente Lula no caso do tríplex do Guarujá. Segundo a ministra Cármen Lúcia, uma das que haviam votado contra a tese de suspeição no ano de 2018, ela irá ler novamente o voto e poderá alterar o resultado final, ficando 3 a 2 para a suspeição de Moro.
- Foto: Divulgação/STF
Ministro Nunes Marques
De acordo com o ministro Nunes Marques, o pedido de habeas corpus feito pela defesa de Lula não é o caminho indicado para apontar suspeição de um magistrado. Conforme o ministro, decisões da Suprema Corte dos Estados Unidos podem ser usadas para balizar a tese de que a suspeição de juízes deve se dar por causas externas ao processo, e não ao que acontece dentro dos autos.
Para Nunes, não devem ser considerados os diálogos hackeados de Moro e promotores que atuaram na Lava Jato, indicando irregularidades na atuação do juiz, como a indicação de testemunhas contra Lula.
A ação foi movida pela defesa do ex-presidente Lula, que apontam diversas ações do juiz Sérgio Moro para justificar a tese de suspeição, dentre elas o grampo feito no escritório de defesa do ex-presidente e a condução coercitiva para depoimento em 2016 sem que Lula tivesse sido previamente intimado.
Supremo Tribunal Federal - STF
Nunes Marques
Sérgio Moro
Luiz Inácio Lula da Silva
-
Receita Federal paga lote da malha fina do Imposto de Renda nesta segunda
Mais de 120 mil contribuintes receberão restituições que somam R$ 253,88 milhões; a consulta já está disponível. -
Mega-Sena acumula e vai sortear prêmio de R$ 45 milhões na terça
De acordo com informações da Caixa Econômica Federal, os números sorteados foram: 01, 12, 16, 17, 25 e 57. -
Alta do cacau impacta preços do chocolate e vendas na Páscoa
O amento ocorreu devido à quebra de safra em grandes produtores africanos que enfrentam ondas de calor e seca. -
Aneel mantém bandeira tarifária verde de energia para abril
Segundo a Aneel, na ocasião, a bandeira verde foi escolhida devido às condições favoráveis de geração de energia, com os reservatórios das usinas hidrelétricas em níveis satisfatórios. -
Prazo para enviar declaração de Imposto de Renda começa nesta segunda
Segundo a Receita Federal, espera-se receber 46,2 milhões de declarações do Imposto de Renda Pessoa Física este ano, o que representará um acréscimo de quase 7%, na comparação com 2024.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir