TRE-RJ aprova inelegibilidade de Marcelo Crivella por unanimidade
De acordo com Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, o prefeito foi condenado também a pagar uma multa de até R$ 106,4 mil.
Nesta quinta-feira 924), o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) decidiu, após votação, por tornar o prefeito do Rio, Marcelo Crivella (Republicanos) inelegível por seis anos devido a abuso de poder e conduto vedada a agente público. A decisão foi por unanimidade, 7 votos.
Conforme o TRE-RJ, na terça-feira (22) o julgamento tinha sido interrompido com um placar de 6 a 0, quando o desembargador Vitor Marcelo Rodrigues havia pedido vistas para analisar o processo. Rodrigues argumentou ter tido pouco tempo para se inteirar sobre o julgamento – ele foi nomeado no TRE no último dia 31 pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
De acordo com Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, o prefeito foi condenado também a pagar uma multa de até R$ 106,4 mil, e a decisão prevê a imediata comunicação ao Juízo Eleitoral responsável pelo registro das candidaturas, independentemente de recurso. A defesa do prefeito diz que ele vai recorrer e que estará apto para concorrer à reeleição.
O recém-nomeado advogado de defesa, Rodrigo Roca, pediu uma questão de ordem no início da sessão, que não lhe foi concedida. "O julgamento é nulo pelo cerceamento de defesa, já que o advogado não pôde usar a palavra nem mesmo pela ordem, como é da sua prerrogativa", afirmou.
Segundo o TER-RJ, o prefeito que é candidato, à reeleição fica inelegível nas eleições municipais deste ano, a menos que a situação seja em alguma instância superior, como o Tribunal Superior Eleitoral ou o Supremo Tribunal Federal.
Justiça Eleitoral
-
Enem dos Professores: prazo para adesão das redes de ensino termina nesta quarta
A avaliação será aplicada anualmente e tem como objetivo auxiliar na contratação de professores por meio de concursos públicos e seleções simplificadas. -
Começa prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2025
O período para pedir a isenção começou nesta segunda-feira (14) e segue até o dia 25 de abril pela Página do Participante. -
Ponte Metálica que liga Teresina e Timon segue interditada após derramamento de óleo
A liberação só ocorrerá após a conclusão da limpeza completa e de uma avaliação técnica sobre a estrutura da ponte. -
Prefeito de Timon recebe Wellington Dias para adesão ao programa federal
A solenidade vai acontecer nesta sexta-feira (11) no Ginásio Francisco Carlos Jansen, com a presença de autoridades municipais. -
Rafael Fonteles lança plano para fortalecer prevenção e resposta a desastres naturais
O Pepdec é estruturado em três eixos principais: prevenção e mitigação, preparação e resposta, e reconstrução e recuperação.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir