Governo declara emergência fitossanitária devido nuvem de gafanhotos
De acordo com o ministério, a emergência fitossanitária que tem o prazo de um ano, tem como objetivo permitir a implementação de plano de supressão da praga.
Nesta quinta-feira (25), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento publicou no Diário Oficial da União a declaração de estado de emergência fitossanitária no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina devido ao risco de surto da praga Schistocerca cancellata, gafanhotos, nas áreas produtoras dos dois estados.
De acordo com o ministério, a emergência fitossanitária que tem o prazo de um ano, tem como objetivo permitir a implementação de plano de supressão da praga e adoção de medidas emergenciais em relação a nuvem de gafanhotos que está a cerca de 250 quilômetros da fronteira do Rio Grande do Sul com a Argentina.
Conforme o Ministério da Agricultura, as autoridades do setor de agronegócios e de produtos rurais estão preocupadas com os possíveis danos que podem ser causados pelos insetos nas lavouras e pastagens de houver uma infestação. Com sabe em informações da Secretaria de Agricultura, a nuvem de gafanhotos é originária do Paraguai, das províncias de Formosa e Chaco, onde há culturas de cana-de-açúcar, mandioca e milho.
Por meio de nota, o ministério informou que está acompanhando o fenômeno e que já amitiu alerta para as superintendências federais de Agricultura e aos órgãos estaduais de Defesa Agropecuária para que sejam tomadas medidas necessárias na região.
Segundo a pasta, os especialistas argentinos acreditam que a nuvem de gafanhotos siga para o Uruguai, devido à temperatura e circulação dos ventos, já que o fenômeno é mais comum em lugares com temperatura elevada. A Meteorologia gaúcha afirma que a expectativa é que uma frente fria pelo sul do estado, que deve intensificar os ventos de norte e noroeste, potencialize o deslocamento dos insetos para a Fronteira Oeste, Missões e Médio e Alto Vale do Rio Uruguai.
A Secretaria de Agricultura do Rio Grande do Sul orienta os produtores rurais gaúchos a informar a Inspetoria de Defesa Agropecuária da sua localidade se identificar a presença de tais insetos em grande quantidade.
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
Governo Federal
-
Ciro Nogueira apresenta projeto de lei para reforçar segurança em compras online
O senador destacou que a iniciativa é uma resposta à necessidade urgente de proteger consumidores diante do aumento de golpes digitais. -
Cantor Agnaldo Rayol morre aos 86 anos em São Paulo
A causa da morte teria sido uma queda em seu apartamento. -
As vésperas do Enem 2024 candidatos conferem locais de prova
O Inep recomenda que os candidatos levem o cartão de confirmação impresso nos dois dias de exame, embora isso não seja uma exigência para a participação. -
Mais de 40 apostas realizadas no Piauí acertam a quadra na Mega-Sena
De acordo com a Caixa Econômica Federal, os números sorteados foram: 29 - 32 - 40 - 42 - 49 - 58. -
Segundo turno das eleições municipais de 2024 acontece neste domingo
Ao todo, mais de 33 milhões de eleitoras e eleitores estão aptos a votar em 51 municípios
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir