Eleição poderá ser em dois dias ou com horário estendido, diz Barroso
Segundo o ministro, uma possibilidade seria aumentar o horário de votação para que as eleições sejam realizadas em 12 horas.
Nessa sexta-feira (22), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, que vai assumir a presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na próxima semana, disse que as eleições 2020 poderão ser realizadas em dois dias no primeiro turno, ou em horário estendido.
Segundo o ministro, uma possibilidade seria aumentar o horário de votação para que as eleições sejam realizadas em 12 horas, o que teria um custo menor. Dessa forma, o ministro explica que o pleito poderia se estender até às 20 horas.
“Em vez de irmos até às 17h, irmos talvez até às 20h, e começar às 8h. Portanto, iríamos de 8h às 20h, 12 horas de votação. Esta é uma ideia, é uma possibilidade. Essa não depende de lei, podemos nós mesmos regulamentar no TSE”, explica o ministro.
De acordo com Luís Barroso, a Justiça Eleitoral estuda ainda fazer a votação dividida por faixa etária, nos diferentes turnos do dia de votação.
“Para isso, é preciso ouvir sanitaristas [para saber] se colocaríamos os mais idosos votando mais cedo, depois os mais jovens na hora do almoço. A gente tentar fazer uma divisão dessa natureza”, disse Barroso.
Segundo o ministro, ele disse que mantém um diálogo com os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Davi Alcolumbre, sobre o possível adiamento do calendário eleitoral, e para isso, será necessário que o Congresso aprove uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC).
O ministro disse ainda que definição sobre o adiamento das eleições irá depender da trajetória da curva de contaminação do novo coronavírus. “Em meados de junho será o momento de se bater o martelo”, finalizou o ministro.
Tribunal Superior Eleitoral - TSE
Eleições 2020
-
Ciro Nogueira apresenta projeto de lei para reforçar segurança em compras online
O senador destacou que a iniciativa é uma resposta à necessidade urgente de proteger consumidores diante do aumento de golpes digitais. -
Cantor Agnaldo Rayol morre aos 86 anos em São Paulo
A causa da morte teria sido uma queda em seu apartamento. -
As vésperas do Enem 2024 candidatos conferem locais de prova
O Inep recomenda que os candidatos levem o cartão de confirmação impresso nos dois dias de exame, embora isso não seja uma exigência para a participação. -
Mais de 40 apostas realizadas no Piauí acertam a quadra na Mega-Sena
De acordo com a Caixa Econômica Federal, os números sorteados foram: 29 - 32 - 40 - 42 - 49 - 58. -
Segundo turno das eleições municipais de 2024 acontece neste domingo
Ao todo, mais de 33 milhões de eleitoras e eleitores estão aptos a votar em 51 municípios
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir