STF vota pela inconstitucionalidade da reeleição de Maia e Alcolumbre
Conforme o STF, o placar final da votação em sessão de julgamento no plenário virtual, ficou em 7 votos a 4 contra a Maia e 6 a 5 contra Alcolumbre.
Durante sessão de julgamento em plenário virtual, realizada nesse domingo (06), o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que os atuais presidentes da Câmara e do Senado, Rodrigo Maia (DEM-RJ) e Davi Alcolumbre (DEM-AP), não poderão se reeleger na mesma legislatura.
De acordo com o STF, a reeleição do deputado e do senador foi considerada inconstitucional. No entendimento do relator, Gilmar Mendes, Maia e Alcolumbre poderiam se reeleger, mas deveria haver uma regra para que fosse permitida apenas uma recondução. Os ministros Dias Toffoli, Alexandre de Moraes e Ricardo Lewandowski seguiram o voto do relator. Nunes Marques acompanhou o relator, mas apenas em relação à candidatura de Alcolumbre.
- Foto: Pedro Ladeira/AFP
Supremo Tribunal Federal (STF)
Fachin, Barroso e Fux seguiram os votos das ministras Carmen Lúcia, Rosa Weber e do ministro Marco Aurélio Mello, que foram contrários à reeleição dos atuais presidentes da Câmara e do Senado.
Segundo o presidente do STF, Luiz Fux, a norma constitucional “impede a recondução para o mesmo cargo na eleição imediatamente subsequente a do primeiro ano da legislatura”, e afirmou ainda que “não há como se concluir pela possibilidade de recondução em eleições que ocorram no âmbito da mesma legislatura sem que se negue vigência ao texto constitucional.”
Conforme o STF, o placar final da votação em sessão de julgamento no plenário virtual, ficou em 7 votos a 4 contra a Maia e 6 a 5 contra Alcolumbre. A votação foi para decidir sobre Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIn) impetrada pelo PTB. Nela, o partido pedia para que fosse proibida a recondução dos presidentes das casas legislativas do Congresso Nacional.
Supremo Tribunal Federal - STF
Câmara dos Deputados
Senado Federal
Rodrigo Maia
Davi Alcolumbre
-
Receita Federal paga lote da malha fina do Imposto de Renda nesta segunda
Mais de 120 mil contribuintes receberão restituições que somam R$ 253,88 milhões; a consulta já está disponível. -
Mega-Sena acumula e vai sortear prêmio de R$ 45 milhões na terça
De acordo com informações da Caixa Econômica Federal, os números sorteados foram: 01, 12, 16, 17, 25 e 57. -
Alta do cacau impacta preços do chocolate e vendas na Páscoa
O amento ocorreu devido à quebra de safra em grandes produtores africanos que enfrentam ondas de calor e seca. -
Aneel mantém bandeira tarifária verde de energia para abril
Segundo a Aneel, na ocasião, a bandeira verde foi escolhida devido às condições favoráveis de geração de energia, com os reservatórios das usinas hidrelétricas em níveis satisfatórios. -
Prazo para enviar declaração de Imposto de Renda começa nesta segunda
Segundo a Receita Federal, espera-se receber 46,2 milhões de declarações do Imposto de Renda Pessoa Física este ano, o que representará um acréscimo de quase 7%, na comparação com 2024.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir