Governo quer reconhecimento facial para embarque em aeroportos
Segundo o Ministério da Infraestrutura, a medida poderá deixar o processo de embarque nas aeronaves mais eficiente e seguro.
O Governo Federal, por meio do Ministério da Infraestrutura, informou que pretende adotar uma nova tecnologia para o processo de embarque em todos os aeroportos do Brasil, a realização do processo de reconhecimento facial.
De acordo com o Ministério da Infraestrutura, a medida irá realizar de forma mais eficiente o processo de embarque nos aeroportos, além de dar mais segurança nas viagens. O novo sistema de reconhecimento facial começou a ser testado nessa quinta-feira (08) no Aeroporto Internacional de Florianópolis, em Santa Cataria.
- Foto: Agência BrasilGoverno quer reconhecimento facial para embarque em aeroportos do país
Segundo a pasta, nesse primeiro momento a nova tecnologia será testada apenas por voluntários, e a intenção é que Governo Federal amplie o projeto para os principais aeroportos do Brasil, assim que a medida for aprovada.
Conforme o Ministério da Infraestrutura, mesmo a tecnologia de reconhecimento facial já estando disponível no mercado, ainda não há um sistema unificado que possibilite checar e validar, com rapidez e segurança, a identidade dos passageiros a partir do cruzamento de informações com base nos dados governamentais.
“Com o desenvolvimento da solução conduzida pela Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) do Ministério da Infraestrutura, as autoridades de segurança poderão utilizar inteligência na avaliação de risco antecipada dos viajantes por meio do Sistema Brasileiro de Informações de Passageiros (Sisbraip)”, informou a pasta.
Ainda conforme a pasta, a tecnologia foi desenvolvida em parceria com o Serpro, empresa de tecnologia da informação do governo federal, que desenvolveu um aplicativo que permite o cadastramento da foto do passageiro, ficando vinculada ao CPF.
Com informações da Agência Brasil.
Governo Federal
Ministério da Infraestrutura
-
Ciro Nogueira apresenta projeto de lei para reforçar segurança em compras online
O senador destacou que a iniciativa é uma resposta à necessidade urgente de proteger consumidores diante do aumento de golpes digitais. -
Cantor Agnaldo Rayol morre aos 86 anos em São Paulo
A causa da morte teria sido uma queda em seu apartamento. -
As vésperas do Enem 2024 candidatos conferem locais de prova
O Inep recomenda que os candidatos levem o cartão de confirmação impresso nos dois dias de exame, embora isso não seja uma exigência para a participação. -
Mais de 40 apostas realizadas no Piauí acertam a quadra na Mega-Sena
De acordo com a Caixa Econômica Federal, os números sorteados foram: 29 - 32 - 40 - 42 - 49 - 58. -
Segundo turno das eleições municipais de 2024 acontece neste domingo
Ao todo, mais de 33 milhões de eleitoras e eleitores estão aptos a votar em 51 municípios
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir