MPF denuncia Glenn Greenwald por ataque hacker a Sérgio Moro
Além do jornalista norte-americano, o órgão ministerial ainda denunciou outras seis pessoas investigadas pela invasão hacker ao celular de Moro.
Nesta terça-feira (21) o Ministério Público Federal (MPF) denunciou o jornalista Glenn Greenwald e outros seis investigados por envolvimento na invasão hacker ao celular do atual ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro.
A invasão no celular do ministro foi responsável pala divulgação de conversas atribuídas ao ex-juiz federal com o procurador da força-tarefa da Lava Jato, Deltan Dallagnol, e outras autoridades no site The Intercept Brasil. De acordo com a denúncia, Glenn Greenwald, de forma livre, incentivou e orientou o grupo criminoso, e durante a prática, agiu como garantidor do grupo, obtendo vantagens finaceiras na ação.
- Foto: Divulgação
Jornalista Glenn Greenwald.
Segundo o procurador Wellington Divino Marques de Oliveira, a denúncia não representa afronta à liberdade de imprensa. O argumento é de que há jurisprudência para não configurar como crime a conduta de profissionais que apenas divulgam dados sigilosos — sem participar, de forma direta, da quebra do sigilo.
Além do jornalista, foram denunciadas as seis pessoas investigadas pela Polícia Federal (PF) na Operação Spoofing: Walter Delgatti Neto, Thiago Eliezer Martins, Luiz Henrique Molição, Gustavo Santos, Danilo Marques e Suelen Priscila de Oliveira. A denúncia é de associação criminosa e interceptação ilegal de comunicações.
Ministério Público Federal - MPF
Sérgio Moro
Glenn Greenwald
Operação Lava Jato
-
Receita Federal paga lote da malha fina do Imposto de Renda nesta segunda
Mais de 120 mil contribuintes receberão restituições que somam R$ 253,88 milhões; a consulta já está disponível. -
Mega-Sena acumula e vai sortear prêmio de R$ 45 milhões na terça
De acordo com informações da Caixa Econômica Federal, os números sorteados foram: 01, 12, 16, 17, 25 e 57. -
Alta do cacau impacta preços do chocolate e vendas na Páscoa
O amento ocorreu devido à quebra de safra em grandes produtores africanos que enfrentam ondas de calor e seca. -
Aneel mantém bandeira tarifária verde de energia para abril
Segundo a Aneel, na ocasião, a bandeira verde foi escolhida devido às condições favoráveis de geração de energia, com os reservatórios das usinas hidrelétricas em níveis satisfatórios. -
Prazo para enviar declaração de Imposto de Renda começa nesta segunda
Segundo a Receita Federal, espera-se receber 46,2 milhões de declarações do Imposto de Renda Pessoa Física este ano, o que representará um acréscimo de quase 7%, na comparação com 2024.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir