Fachin nega habeas corpus de Lula em ação contra procuradores
A defesa de Lula citou como argumento para impetrar o pedido de soltura a atuação dos procuradores da República no Paraná nos processos contra o ex-presidente.
O relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin, negou conceder uma liminar para soltura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A decisão de Fachin foi expedida nessa quinta-feira (29).
A defesa de Lula citou como argumento para impetrar o pedido de soltura a atuação dos procuradores da República no Paraná nos processos contra o ex-presidente. Na sua decisão, Fachin considerou que, ao analisar em junho se Lula deveria ser solto por conta da suspeição do ex-juiz Sérgio Moro, a Segunda Turma do STF já teria negado conceder decisão de soltura.
“Sendo assim, prima facie, sem prejuízo de ulterior reapreciação da matéria no julgamento final do presente habeas corpus, indefiro a liminar”, afirmou o ministro.
Os advogados do petista argumentaram que os procuradores não cumpriram os deveres da impessoalidade e da legalidade, o que causa a nulidade do processo. Segundo a defesa, os integrantes do Ministério Público não podem buscar uma condenação a qualquer custo porque isso fere o princípio do processo justo.
Mensagens
Edson Fachin também negou o pedido da defesa para ter acesso às mensagens supostamente trocadas pelos procuradores da Lava Jato e que foram divulgadas pelo site The Intercept Brasil. De acordo com o ministro, não cabe esse tipo de pedido em habeas corpus, tipo de recurso apresentado.
-
Ciro Nogueira apresenta projeto de lei para reforçar segurança em compras online
O senador destacou que a iniciativa é uma resposta à necessidade urgente de proteger consumidores diante do aumento de golpes digitais. -
Cantor Agnaldo Rayol morre aos 86 anos em São Paulo
A causa da morte teria sido uma queda em seu apartamento. -
As vésperas do Enem 2024 candidatos conferem locais de prova
O Inep recomenda que os candidatos levem o cartão de confirmação impresso nos dois dias de exame, embora isso não seja uma exigência para a participação. -
Mais de 40 apostas realizadas no Piauí acertam a quadra na Mega-Sena
De acordo com a Caixa Econômica Federal, os números sorteados foram: 29 - 32 - 40 - 42 - 49 - 58. -
Segundo turno das eleições municipais de 2024 acontece neste domingo
Ao todo, mais de 33 milhões de eleitoras e eleitores estão aptos a votar em 51 municípios
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir