Pedido de Daniel Oliveira para soltar Lula deve ser rejeitado
O ministro Edson Fachin, responsável por analisar o caso, já negou seguimento a quatro habeas corpus para soltar o ex-presidente.
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin negou seguimento a habeas corpus para soltura do ex-presidente Lula. Em decisão do dia 24 de abril, o relator salientou que o impetrante não integra a defesa técnica de Lula.
- Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Edson Fachin mantém mesmo entendimento em varias decisões.
Fachin reconhece que qualquer pessoa pode impetrar habeas corpus, mas ressalta que não se admite que “essa legitimação universal interfira na conveniência e oportunidade da formalização da impetração, as quais se inserem no contexto da estratégia defensiva, quadrante no qual, por óbvio, deve ser prestigiada a atuação da defesa constituída”.
“Em outras palavras, é da defesa técnica a prioritária escolha do “se” e do “quando” no que toca à submissão de determinada matéria ao Estado-Juiz”, explica o ministro.
Para Fachin, a legitimação universal “tem força subsidiária, com maior enfoque nas hipóteses em que há ausência ou deficiência de defesa, sendo que, no caso concreto, a combatividade da atuação da defesa constituída não se encontra em debate”.
O ministro mencionou, ainda, que o art. 192, §3°, do Regimento Interno do Supremo Tribunal Federal, ao disciplinar o rito dos habeas corpus endereçados à Corte, prescreve que “Não se conhecerá de pedido desautorizado pelo paciente”.
“A disposição literal, portanto, já evidencia a prevalência da defesa constituída sobre a impetração formulada, bem como que os impetrantes em geral não possuem direito subjetivo inafastável da apreciação de tais temas”, escreveu.
Por fim, Fachin cita três habeas corpus de sua relatoria em que reitera sua compreensão em pedidos relacionados a Lula.
Advogado do Piauí quer soltura de Lula
No final de abril, o advogado e ex-secretário de Justiça do Piauí, Daniel Oliveira, impetrou habeas corpus com objetivo de conseguir a soltura imediata de Lula. O caso foi parar nas mãos de Edson Fachin. Com base nos entendimentos adotados pelo ministro, é provável que o pedido de Daniel não tenha prosseguimento, pois este não faz parte da defesa técnica do ex-presidente.
Luiz Inácio Lula da Silva
Daniel Oliveira
Supremo Tribunal Federal - STF
Daniel Oliveira
-
Padre Chrystian Shankar se recusa a batizar bebês reborn
O padre Chrystian, influenciador digital com mais de 3,6 milhões de seguidores, viralizou ao publicar uma nota sobre o assunto. -
Gessy Lima fala sobre “febre” dos bebês reborn e defende relações reais
A ex-secretária municipal fez um apelo para que as pessoas não fujam das relações humanas. -
IDOMED encerra inscrições para vestibular unificado de Medicina nesta terça
A seleção oferece oportunidades em diversas regiões do Brasil e a prova será realizada online no dia 18 de maio. -
Conclave: escolha do novo papa começa nesta quarta-feira
A Capela Sistina será palco do processo que reúne 133 cardeais; fumaça branca indicará ao mundo a eleição do novo pontífice -
Mega-Sena acumula e próximo prêmio chega a R$ 20 milhões
O concurso 2.858 foi sorteado neste sábado (3), mas ninguém acertou as seis dezenas
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir