STF autoriza cartórios a emitir RG e documento de carro
Para os ministros a ampliação pode facilitar a prestação de serviços a comunidades no interior do país.
Nesta quarta-feira (10), o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou por 9 votos a 1, que cartórios de registro civil de todo o país prestem serviços adicionais, como emissão de documento de identificação e documento do carro. Esses cartórios, tradicionalmente, oferecem certidões de nascimento, casamento e óbito, mas pleiteavam aumentar o rol de serviços remunerados.
Para os ministros a ampliação pode facilitar a prestação de serviços a comunidades no interior do país. Eles estabeleceram que os serviços só poderão ser prestados mediante convênios aprovados pelos cartórios e Conselho Nacional de Justiça (CNJ) ou pelas corregedorias dos tribunais de justiça dos estados.
Para decisão, uma ação proposta no fim de 2017 pelo Partido Republicano Brasileiro (PRB) foi analisada pelos ministros. A legenda questionou trechos de lei que autorizaram a ampliação do rol de serviços nos cartórios.
O relator do tema, ministro Alexandre de Moraes, suspendeu no fim de 2017 a possibilidade de se ampliar os serviços por questão processual: ele entendeu, na liminar (decisão provisória), que somente o Judiciário poderia propor lei sobre atuação de cartórios. E estipulou que a suspensão valeria até decisão do plenário do Supremo, informou o G1
Já agora em 2019, o tema foi julgado de forma definitiva pelo STF. Alexandre de Moraes foi o primeiro a votar para mudar o entendimento e defendeu que os cartórios pudessem ofertar mais serviços e serem remunerados por isso.
Os serviços que poderão ser prestados serão: emissão de passaporte, CPF ou carteira de trabalho, mencionaram os ministros.
Supremo Tribunal Federal - STF
-
Aposta de Santa Catarina acerta a Mega-Sena e fatura R$ 52 milhões
De acordo com a Caixa Econômica Federal, os números premiados foram 02, 13, 16, 31, 44 e 55. -
Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio de R$ 50 milhões
As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa. -
Enem dos Professores: prazo para adesão das redes de ensino termina nesta quarta
A avaliação será aplicada anualmente e tem como objetivo auxiliar na contratação de professores por meio de concursos públicos e seleções simplificadas. -
Começa prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2025
O período para pedir a isenção começou nesta segunda-feira (14) e segue até o dia 25 de abril pela Página do Participante. -
Ponte Metálica que liga Teresina e Timon segue interditada após derramamento de óleo
A liberação só ocorrerá após a conclusão da limpeza completa e de uma avaliação técnica sobre a estrutura da ponte.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir