Governadores do Nordeste se reúnem com ministro Dias Toffoli
Os governadores pediram ao ministro celeridade em julgamentos que têm potencial de melhorar a situação fiscal da Região Nordeste, envolvendo recursos da educação e dos royalties.
Nessa quarta-feira (060, os governadores de cinco estados do Nordeste se reuniram em Brasília com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, para pedir celeridade em julgamentos que têm potencial de melhorar a situação fiscal da região, envolvendo recursos da educação e dos royalties. O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), também esteve presente à reunião.
- Foto: Divulgação/CCOMReunião de governadores do Nordeste com o ministro Dias Toffoli.
“Nós trouxemos, hoje, em nome de todos os governadores do nordeste, a preocupação com a necessidade de termos medidas efetivas para combater os efeitos da recessão econômica que o Brasil enfrentou nos últimos anos. Isso atingiu as finanças públicas de modo bastante agudo. As soluções transitam pelo campo político, mas também pela decisão do Poder Judiciário acerca de debates fundamentais, a exemplo do salário-educação”, disse o governador Wellington Dias.
Os governadores pediram que o ministro Dias Toffoli, responsável pela pauta do plenário do STF, adiante o julgamento de processos que discutem a fixação de valor mínimo nacional por aluno para repasse do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério (Fundef).
Eles pediram ainda, urgência na análise de uma ação em que a ministra Cármen Lúcia impediu a aplicação da lei de distribuição de royalties do petróleo. À época, em 2013, cálculos feitos pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), com base em números da Agência Nacional de Petróleo (ANP), mostraram que, somente nos primeiros seis meses de vigência da liminar, R$ 4 bilhões deixaram de ser redistribuídos.
Participaram da reunião o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB); Rui Costa (PT), da Bahia; Paulo Câmara (PSB), de Pernambuco; Wellington Dias (PT), do Piauí, e Fátima Bezerra (PT), do Rio Grande do Norte.
Dias Toffoli
Wellington Dias
-
Ciro Nogueira apresenta projeto de lei para reforçar segurança em compras online
O senador destacou que a iniciativa é uma resposta à necessidade urgente de proteger consumidores diante do aumento de golpes digitais. -
Cantor Agnaldo Rayol morre aos 86 anos em São Paulo
A causa da morte teria sido uma queda em seu apartamento. -
As vésperas do Enem 2024 candidatos conferem locais de prova
O Inep recomenda que os candidatos levem o cartão de confirmação impresso nos dois dias de exame, embora isso não seja uma exigência para a participação. -
Mais de 40 apostas realizadas no Piauí acertam a quadra na Mega-Sena
De acordo com a Caixa Econômica Federal, os números sorteados foram: 29 - 32 - 40 - 42 - 49 - 58. -
Segundo turno das eleições municipais de 2024 acontece neste domingo
Ao todo, mais de 33 milhões de eleitoras e eleitores estão aptos a votar em 51 municípios
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir