Contas de energia devem continuar com bandeira amarela em janeiro
Devido ao baixo nível de armazenamento nos reservatórios, as contas de energia devem continuar com o valor adicional de R$ 1,34 para cada 100 kwh consumidos.
Nessa sexta-feira (27), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que as contas de luz continuarão a ser cobradas com o custo da bandeira amarela, com o adicional de R$ 1,343 para cada 100 quilowatts-hora (kwh) consumidos.
Normalmente no mês de janeiro, a bandeira verde costuma entrar em vigor, já que nessa época o nível dos reservatórios aumenta devido ao período chuvoso. Porém, de acordo com Aneel, a bandeira amarela, que estava em uso desde o início de dezembro deve permanecer.
Em nota, a agência informou que a medida é resultado do baixo nível de armazenamento dos principais reservatórios do Sistema Interligado Nacional (SIN) e pelo baixo volume de chuvas.
“A previsão hidrológica para janeiro aponta para a elevação gradativa dos principais reservatórios, mas em patamares abaixo da média histórica. Essa condição intermediária repercute na capacidade de produção das hidrelétricas, mas ainda demandando acionamento de parte do parque termelétrico, com impactos diretos na formação do preço de energia (PLD) e nos custos relacionados ao risco hidrológico (GSF)”, informou a Aneel em nota.
Desde de 2015 está em vigor o sistema de bandeiras tarifárias, que tem como objetivo sinalizar ao consumidor o custo da energia gerada. O sistema utiliza as bandeiras nas cores verde, vermelha e amarela para indicar se a energia custará mais ou menos.
Agência Nacional de Energia Elétrica - Aneel
-
Ciro Nogueira apresenta projeto de lei para reforçar segurança em compras online
O senador destacou que a iniciativa é uma resposta à necessidade urgente de proteger consumidores diante do aumento de golpes digitais. -
Cantor Agnaldo Rayol morre aos 86 anos em São Paulo
A causa da morte teria sido uma queda em seu apartamento. -
As vésperas do Enem 2024 candidatos conferem locais de prova
O Inep recomenda que os candidatos levem o cartão de confirmação impresso nos dois dias de exame, embora isso não seja uma exigência para a participação. -
Mais de 40 apostas realizadas no Piauí acertam a quadra na Mega-Sena
De acordo com a Caixa Econômica Federal, os números sorteados foram: 29 - 32 - 40 - 42 - 49 - 58. -
Segundo turno das eleições municipais de 2024 acontece neste domingo
Ao todo, mais de 33 milhões de eleitoras e eleitores estão aptos a votar em 51 municípios
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir