MEC suspende criação de cursos de medicina no país por cinco anos
A medida vale para instituições públicas federais, estaduais, municipais e privadas.
A criação de cursos de medicina no país está suspensa por cinco anos, de acordo com portaria assinada nessa quinta-feira (5), durante reunião do presidente Michel Temer com o ministro da Educação, Mendonça Filho, e representantes do Conselho Federal de Medicina e entidades ligadas ao setor.
- Foto: Agência Brasil
Reunião realizada para debater sobre a suspensão
A medida vale para instituições públicas federais, estaduais, municipais e privadas. A ampliação de vagas em cursos de medicina já existentes em instituições federais também deve ficar suspensa pelo mesmo período de cinco anos.
Carlos Vidal, presidente do Conselho Federal de Medicina, relatou que a medida é uma ação que visa preservar valores como a saúde, vida e dignidade humana com uma prática médica qualificada, e que a portaria vem ao encontro da necessidade de controle da autorização de novas escolas.
De acordo com Mendonça Filho, a medida se justifica pela necessidade de fazer uma avaliação e adequação da formação médica no Brasil. Segundo ele, foi grande o número de cursos abertos no país nos últimos anos e agora é preciso zelar pela qualidade.
A Associação Médica Brasileira (AMB) relatou que a portaria pode ajudar a resolver os problemas que envolvem as escolas médicas do país, devido a deficiências que apresentam, pois a maioria das novas escolas não estão garantindo uma formação adequada aos estudantes da área.
Ministério da Educação - MEC
Michel Temer
-
Enem dos Professores: prazo para adesão das redes de ensino termina nesta quarta
A avaliação será aplicada anualmente e tem como objetivo auxiliar na contratação de professores por meio de concursos públicos e seleções simplificadas. -
Começa prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2025
O período para pedir a isenção começou nesta segunda-feira (14) e segue até o dia 25 de abril pela Página do Participante. -
Ponte Metálica que liga Teresina e Timon segue interditada após derramamento de óleo
A liberação só ocorrerá após a conclusão da limpeza completa e de uma avaliação técnica sobre a estrutura da ponte. -
Prefeito de Timon recebe Wellington Dias para adesão ao programa federal
A solenidade vai acontecer nesta sexta-feira (11) no Ginásio Francisco Carlos Jansen, com a presença de autoridades municipais. -
Rafael Fonteles lança plano para fortalecer prevenção e resposta a desastres naturais
O Pepdec é estruturado em três eixos principais: prevenção e mitigação, preparação e resposta, e reconstrução e recuperação.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir