Ex-presidente da Petrobras é condenado a 11 anos na Lava Jato
Aldemir Bendine foi condenado por Sérgio Moro pelos crimes de corrupção ativa e lavagem de dinheiro. Sentença saiu nesta quarta-feira.
O ex-presidente da Petrobras e do Banco do Brasil, Aldemir Bendine, foi condenado pelo juiz Sérgio Moro a 11 anos de prisão na Operação Lava Jato, pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. A sentença foi divulgada nesta quarta-feira (7).
Aldemir foi acusado pelo Ministério Público Federal (MPF) de receber R$ 3 milhões em propina da Odebrecht, para facilitar contratos entre a empreiteira e a estatal.
Moro determinou que, em um primeiro momento, a pena seja cumprida em regime fechado, com o regime podendo ser alterado de acordo com a devolução do “produto do crime”. O ex-presidente da Petrobras já está preso no Complexo Médico-Penal, na Região Metropolitana de Curitiba.
Bendine é o único ex-presidente da Petrobras que virou alvo de processo na Operação Lava Jato. Ele assumiu a presidência do Banco do Brasil em abril de 2009, a convite do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Além de Aldemir, outras quatro pessoas também foram condenadas. Entre elas, o ex-presidente da Odebrecht, Marcelo Odebrecht, com penas somadas de 10 anos e seis meses de reclusão, também por corrupção e lavagem de dinheiro.
- Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Aldemir Bendine
O juiz adotou as penas previstas na colaboração de delação premiada. Marcelo foi preso em junho de 2015, ficou preso por dois anos e meio e, desde dezembro do ano passado, cumpre prisão domiciliar.
Antônio Carlos Vieira da Silva Júnior, denunciado na ação, foi absolvido por Moro por falta de provas.
-
Padre Chrystian Shankar se recusa a batizar bebês reborn
O padre Chrystian, influenciador digital com mais de 3,6 milhões de seguidores, viralizou ao publicar uma nota sobre o assunto. -
Gessy Lima fala sobre “febre” dos bebês reborn e defende relações reais
A ex-secretária municipal fez um apelo para que as pessoas não fujam das relações humanas. -
IDOMED encerra inscrições para vestibular unificado de Medicina nesta terça
A seleção oferece oportunidades em diversas regiões do Brasil e a prova será realizada online no dia 18 de maio. -
Conclave: escolha do novo papa começa nesta quarta-feira
A Capela Sistina será palco do processo que reúne 133 cardeais; fumaça branca indicará ao mundo a eleição do novo pontífice -
Mega-Sena acumula e próximo prêmio chega a R$ 20 milhões
O concurso 2.858 foi sorteado neste sábado (3), mas ninguém acertou as seis dezenas
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir