Ex-presidente da Petrobras é condenado a 11 anos na Lava Jato
Aldemir Bendine foi condenado por Sérgio Moro pelos crimes de corrupção ativa e lavagem de dinheiro. Sentença saiu nesta quarta-feira.
O ex-presidente da Petrobras e do Banco do Brasil, Aldemir Bendine, foi condenado pelo juiz Sérgio Moro a 11 anos de prisão na Operação Lava Jato, pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. A sentença foi divulgada nesta quarta-feira (7).
Aldemir foi acusado pelo Ministério Público Federal (MPF) de receber R$ 3 milhões em propina da Odebrecht, para facilitar contratos entre a empreiteira e a estatal.
Moro determinou que, em um primeiro momento, a pena seja cumprida em regime fechado, com o regime podendo ser alterado de acordo com a devolução do “produto do crime”. O ex-presidente da Petrobras já está preso no Complexo Médico-Penal, na Região Metropolitana de Curitiba.
Bendine é o único ex-presidente da Petrobras que virou alvo de processo na Operação Lava Jato. Ele assumiu a presidência do Banco do Brasil em abril de 2009, a convite do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Além de Aldemir, outras quatro pessoas também foram condenadas. Entre elas, o ex-presidente da Odebrecht, Marcelo Odebrecht, com penas somadas de 10 anos e seis meses de reclusão, também por corrupção e lavagem de dinheiro.
- Foto: Valter Campanato/Agência BrasilAldemir Bendine
O juiz adotou as penas previstas na colaboração de delação premiada. Marcelo foi preso em junho de 2015, ficou preso por dois anos e meio e, desde dezembro do ano passado, cumpre prisão domiciliar.
Antônio Carlos Vieira da Silva Júnior, denunciado na ação, foi absolvido por Moro por falta de provas.
-
Ciro Nogueira apresenta projeto de lei para reforçar segurança em compras online
O senador destacou que a iniciativa é uma resposta à necessidade urgente de proteger consumidores diante do aumento de golpes digitais. -
Cantor Agnaldo Rayol morre aos 86 anos em São Paulo
A causa da morte teria sido uma queda em seu apartamento. -
As vésperas do Enem 2024 candidatos conferem locais de prova
O Inep recomenda que os candidatos levem o cartão de confirmação impresso nos dois dias de exame, embora isso não seja uma exigência para a participação. -
Mais de 40 apostas realizadas no Piauí acertam a quadra na Mega-Sena
De acordo com a Caixa Econômica Federal, os números sorteados foram: 29 - 32 - 40 - 42 - 49 - 58. -
Segundo turno das eleições municipais de 2024 acontece neste domingo
Ao todo, mais de 33 milhões de eleitoras e eleitores estão aptos a votar em 51 municípios
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir