Viagora

Trabalhador pode solicitar seguro-desemprego pela internet

A solicitação pode ocorrer por meio de uma plataforma nova do Ministério do Trabalho, lançada nessa quarta-feira (19), em Brasília.

Nessa quarta-feira (19), o Ministério do Trabalho anunciou o lançamento de uma plataforma que possibilita aos usuários requisitar o seguro-desemprego pela internet. A plataforma, chamada de Portal Emprega Brasil, foi lançada em Brasília, pelo ministro do Trabalho, Caio Vieira de Mello.

Pelo portal, o trabalhador poderá consultar também oportunidades de trabalho e cursos de qualificação profissional que estejam sendo ofertados próximos ao local onde reside.

O trabalhador que desejar obter o benefício deve acessar o Portal Emprega Brasil e seguir o passo a passo informado. Devem-se informar os dados pessoais e responder um breve questionário sobre a vida laboral e previdenciária.

O sistema irá verificar se as informações necessárias constam nas bases de dados do governo. Caso não haja necessidade de complementação, o benefício será concedido em 30 dias, mesmo prazo necessário caso o trabalhador vá diretamente a uma agência. Caso haja alguma pendência de documentos ou informações, será necessário o comparecimento a postos de atendimento.

Segundo dados do Ministério do Trabalho, atualmente há cerca de 600 mil requerimentos do benefício por mês. A estimativa é que, com a possibilidade de pedido pela internet, esse número deve aumentar. De acordo com os últimos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem 12,5 milhões de pessoas em situação de desemprego no Brasil.

Mais conteúdo sobre:

Ministério do Trabalho e Emprego

Facebook
Veja também