Movimento dos Advogados tenta impedir posse de Cristiane Brasil
O Mati entrou com um pedido de liminar no STF na noite deste sábado (20) contra a decisão do STj que autorizou a posse da deputada.
O Movimento dos Advogados Trabalhistas Independentes (Mati) protocolou um pedido de liminar no Superior Tribunal Federal (STF) contra a decisão de Humberto Martins, vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que autorizou neste sábado (20) a nomeação de Cristiane Brasil como ministra do Trabalho.
- Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Deputada Cristiane Brasil (PTB).
De acordo com o Mati, a decisão do vice-presidente do STJ é inconstitucional, pois a ação popular que impediu a posse de Cristiane Brasil foi elaborada com base nos artigos 2º, 37º, 87º da Constituição Federal, no qual abordam a independência entre os poderes, princípio da moralidade administrativa e competência para escolha de ministros.
A reclamação foi protocolada na noite deste sábado (20) no STF, e tem como relator o ministro Gilmar Mendes. O Movimento dos Advogados reuniu 300 advogados especializados em direito do trabalho no documento.
Os advogados relataram que a posse de Cristiane representa um insulto ao princípio da moralidade administrativa, pois a deputada tem condenações em processos trabalhistas. O Mati também solicitou urgência da liminar, pois a posse de Cristiane Brasil deve ocorrer nesta segunda-feira (22), no Palácio do Planalto.
Superior Tribunal de Justiça - STJ
Ministério do Trabalho e Emprego
-
Receita Federal paga lote da malha fina do Imposto de Renda nesta segunda
Mais de 120 mil contribuintes receberão restituições que somam R$ 253,88 milhões; a consulta já está disponível. -
Mega-Sena acumula e vai sortear prêmio de R$ 45 milhões na terça
De acordo com informações da Caixa Econômica Federal, os números sorteados foram: 01, 12, 16, 17, 25 e 57. -
Alta do cacau impacta preços do chocolate e vendas na Páscoa
O amento ocorreu devido à quebra de safra em grandes produtores africanos que enfrentam ondas de calor e seca. -
Aneel mantém bandeira tarifária verde de energia para abril
Segundo a Aneel, na ocasião, a bandeira verde foi escolhida devido às condições favoráveis de geração de energia, com os reservatórios das usinas hidrelétricas em níveis satisfatórios. -
Prazo para enviar declaração de Imposto de Renda começa nesta segunda
Segundo a Receita Federal, espera-se receber 46,2 milhões de declarações do Imposto de Renda Pessoa Física este ano, o que representará um acréscimo de quase 7%, na comparação com 2024.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir