OAB-PI emite nota de repúdio a mensagens racistas contra Miss Brasil
Para a OAB, “tais ataques injustificáveis e inaceitáveis representam claramente injúria racial e fomentam a violência contra a mulher negra".
A Comissão da Mulher Advogada da Ordem dos Advogados do Piauí (OAB-PI) emitiu na tarde desta terça-feira (22), nota de repúdio contra as manifestações que considerou racistas e preconceituosas contra a Miss Brasil 2017, a piauiense Monalysa Alcântara, eleita no último sábado, 19 de agosto.
A nota diz que Monalysa foi “aclamada como legítima representante da mulher piauiense e brasileira por seus atributos pessoais que não se limitam ao critério beleza, mas por sua inteligência, brasilidade registrada em sua fala íntegra de uma jovem mulher que luta pela igualdade e defesa dos direitos da mulher”.
- Foto: Divulgação
Monalysa Alcântara, Miss Brasil 2017
A OAB-PI afirmou, ainda, que “tais ataques injustificáveis e inaceitáveis representam claramente injúria racial e fomentam a violência contra a mulher negra, afetando a todas as mulheres brasileiras, o que deve ser repudiado por toda a sociedade”, conclui a nota.
Nos últimos dias tem circulado na internet um print de uma conversa que comenta sobre o resultado do concurso. De acordo com a imagem, as mensagens são de autoria da advogada Rubenita Lessa. Para ela “não se trata mais de um concurso de beleza” e “esse resultado só mostra que estamos perdidos”. “Se for negra, magricela e tiver uma juba e falar discurso marxista ganhou o concurso de beleza”, diz a conversa.
- Foto: Divulgação
Print que comenta sobre o resultado do Miss Brasil 2017 que está circulando nas redes sociais.
Rubenita Lessa publicou um vídeo em sua rede social nessa segunda-feira (21) afirmando que em nenhum momento falou que uma miss não pudesse ser negra e que o print que está circulando está fora de contexto. “Eu não disse que a miss Piauí, atual miss Brasil é feia, eu jamais diria isso porque ela não é feia. Eu apenas disse que ela não poderia ter sido eleita porque outras candidatas cumpririam melhor esse papel no quesito beleza”, se defendeu.
Além das críticas da advogada piauiense, desde que foi eleita Miss Brasil, Monalysa vem sofrendo ataques racistas através das redes sociais.
Monalysa Alcântara
OAB-PI
-
Padre Chrystian Shankar se recusa a batizar bebês reborn
O padre Chrystian, influenciador digital com mais de 3,6 milhões de seguidores, viralizou ao publicar uma nota sobre o assunto. -
Gessy Lima fala sobre “febre” dos bebês reborn e defende relações reais
A ex-secretária municipal fez um apelo para que as pessoas não fujam das relações humanas. -
IDOMED encerra inscrições para vestibular unificado de Medicina nesta terça
A seleção oferece oportunidades em diversas regiões do Brasil e a prova será realizada online no dia 18 de maio. -
Conclave: escolha do novo papa começa nesta quarta-feira
A Capela Sistina será palco do processo que reúne 133 cardeais; fumaça branca indicará ao mundo a eleição do novo pontífice -
Mega-Sena acumula e próximo prêmio chega a R$ 20 milhões
O concurso 2.858 foi sorteado neste sábado (3), mas ninguém acertou as seis dezenas
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir