Contran aprova o uso de CNH eletrônica por motoristas
A CNH digital será válida em todo o território brasileiro, e poderá ser apresentada no lugar da CNH impressa em casos de esquecimento.
Foi aprovado ontem (25) pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) uma proposta do Ministério das Cidades que estabelece um novo recurso para motoristas, a implantação da Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica (CNH-e), que poderá ser acessadas através de um aplicativo de celular.
A proposta que começa a valer apartir de fevereiro de 2018, oferece aos motoristas outra maneira de ter acesso a Carteira de Habilitação, através do meio eletrônico, em seus smartphones.
- Foto: Agência Brasil
CNH eletrônica
A CNH digital será válida em todo o território brasileiro, e poderá ser apresentada no lugar da CNH impressa em casos de esquecimento, pois possui a mesma autenticidade do documento físico. A carteira digital será identificada através do QRCode ou certificado digital.
Como adquirir a CNH digital
Para ter acesso à CNH-e, os condutores terão que realizar um cadastro no site do Denatran com um certificado digital. Após esse processo, será preciso ativar o cadastro através de um link que será enviado ao e-mail do motorista.
A ativação do cadastro deve ser realizada no celular em que a CNH será salva, que passará a ser protegida através de um PIN, que se trata de um código de identificação pessoal. Esse código será solicitado todas as vezes em que o motorista quiser ter acesso ao documento. O bloqueio do aplicativo poderá ser feito caso o smartphone seja roubado.
Apesar da inovação, a emissão da CNH impressa continua.
Conselho Nacional de Trânsito
-
Receita Federal paga lote da malha fina do Imposto de Renda nesta segunda
Mais de 120 mil contribuintes receberão restituições que somam R$ 253,88 milhões; a consulta já está disponível. -
Mega-Sena acumula e vai sortear prêmio de R$ 45 milhões na terça
De acordo com informações da Caixa Econômica Federal, os números sorteados foram: 01, 12, 16, 17, 25 e 57. -
Alta do cacau impacta preços do chocolate e vendas na Páscoa
O amento ocorreu devido à quebra de safra em grandes produtores africanos que enfrentam ondas de calor e seca. -
Aneel mantém bandeira tarifária verde de energia para abril
Segundo a Aneel, na ocasião, a bandeira verde foi escolhida devido às condições favoráveis de geração de energia, com os reservatórios das usinas hidrelétricas em níveis satisfatórios. -
Prazo para enviar declaração de Imposto de Renda começa nesta segunda
Segundo a Receita Federal, espera-se receber 46,2 milhões de declarações do Imposto de Renda Pessoa Física este ano, o que representará um acréscimo de quase 7%, na comparação com 2024.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir