Comissão aprova garantia obrigatória para veículo novo e usado
A proposta está sendo analisada em caráter conclusivo, ou seja, será votado apenas pelas Comissões designadas para analisá-lo, dispensada a deliberação do Plenário.
O Projeto de Lei 5943/16 que exige a concessão de garantia mínima para veículos novos e usados comercializados no país, foi aprovado na última quarta-feira (14) pela Comissão de Defesa do Consumidor, da Câmara dos Deputados. A proposta é de autoria da deputada Laura Carneiro (PMDB-RJ).
O relator, deputado César Halum (PRB-TO), deu parecer favorável ao texto. César diz que “os consumidores brasileiros que adquirem veículos novos ou usados não contam com uma legislação específica que garanta seus direitos”.
- Foto: Billy Boss/Câmara dos DeputadosRelator do Projeto de Lei, deputado César Halum (PRB-TO).
A proposta afirma que a garantia mínima vai ser de dois anos ou 30 mil quilômetros para veículos novos, o que acontecer primeiro.
Já em relação a veículos usados, o relator apresentou uma emenda para determinar que a garantia vai ser de seis meses ou cinco mil quilômetros para veículos com até cinco anos de uso. Os veículos com mais de cinco e menos de dez anos de fabricação, teve mantida a proteção de três meses ou três mil quilômetros.
De acordo com a Agência Câmara Notícias, a proposta estabelece que a garantia abrange todas as peças e acessórios existentes ou incorporados ao veículo no momento da compra. Exclui da proteção os componentes e acessórios cuja substituição seja necessária pelo desgaste natural ou por uso inadequado por parte do consumidor.
O projeto tramita nas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços; e Constituição e Justiça e de Cidadania. A proposta está sendo analisada em caráter conclusivo, ou seja, será votado apenas pelas Comissões designadas para analisá-lo, dispensada a deliberação do Plenário.
Câmara dos Deputados
-
Ciro Nogueira apresenta projeto de lei para reforçar segurança em compras online
O senador destacou que a iniciativa é uma resposta à necessidade urgente de proteger consumidores diante do aumento de golpes digitais. -
Cantor Agnaldo Rayol morre aos 86 anos em São Paulo
A causa da morte teria sido uma queda em seu apartamento. -
As vésperas do Enem 2024 candidatos conferem locais de prova
O Inep recomenda que os candidatos levem o cartão de confirmação impresso nos dois dias de exame, embora isso não seja uma exigência para a participação. -
Mais de 40 apostas realizadas no Piauí acertam a quadra na Mega-Sena
De acordo com a Caixa Econômica Federal, os números sorteados foram: 29 - 32 - 40 - 42 - 49 - 58. -
Segundo turno das eleições municipais de 2024 acontece neste domingo
Ao todo, mais de 33 milhões de eleitoras e eleitores estão aptos a votar em 51 municípios
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir