Viagora

Sesapi reforça SUS e leva atendimento especializado para o interior do Piauí

Ação deve realizar cirurgias de média complexidade nas áreas de oftalmologia, ortopedia, cirurgia-geral, ginecologia, neurologia e cirurgia-pediátrica em cidades do interior.

Em sessão ordinária desta quarta-feira (03), na Assembleia Legislativa do Piauí, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) sinalizou o lançamento de uma ação para fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) no Piauí. Denominada de Força Estadual do SUS, a iniciativa da Sesapi deve abranger a atuação do sistema público de saúde no interior do Estado.

O secretário estadual de Saúde, Ernani Maia, participou da sessão Alepi, oportunidade em que adiantou alguns investimentos que, segundo ele, deverão ser realizados pelo Governo do Estado na área de saúde.

De acordo com o secretário, a Força do SUS será uma ação permanente da Sesapi, onde médicos do estado vão realizar cirurgias de média complexidade nas áreas de oftalmologia, ortopedia, cirurgia-geral, ginecologia, neurologia e cirurgia-pediátrica em cidades do interior. “Não é mutirão, é uma ação que vamos levar para o interior até as cidades terem condições de atender nas especialidades.

O decreto já está pronto e estaremos lançando a Força Estadual do SUS ainda este mês. Provavelmente os trabalhos irão começar pela cidade de Floriano”, disse o secretário, acrescentando que os casos que não forem resolvidos pela Força do SUS serão encaminhados diretamente para o Hospital Getúlio Vargas (HGV), em Teresina, o que já ocorre.

Ernani Maia anunciou ainda como novos investimentos na Saúde, a construção da nova maternidade de Teresina, que terá 326 leitos e será construída na Avenida Presidente Kennedy, os novos hospitais regionais de Picos e Floriano e as reformas das unidades de saúde de Uruçuí, Buriti dos Lopes e Demerval Lobão.

“O edital da nova maternidade já está pronto para ser submetido aos órgãos de controle. A empresa que vencer a licitação vai construir e entregar a maternidade equipada. Na sexta-feira o governador Wilson Martins anuncia em Floriano o edital de licitação do novo hospital regional.

Em Uruçui tivemos que cancelar o contrato com a empresa que estava fazendo a reforma do hospital, mas já vamos retomar, assim como em breve daremos inicio as reformas dos hospitais de Demerval Lobão e Buriti dos Lopes”, explicou o secretário.

Na área de exames o gestor destacou o Laboratório de Investigação de Paternidade implantado pelo Laboratório Central do Piauí (Lacen). Na área de urgência, Ernani falou que o SAMU chegou ao número de 50 bases no estado e da aquisição de duas aeronaves para o SAMU Aéreo, serviço recém implantado.
Facebook
Veja também