Viagora

Corregedoria do Tribunal de Justiça vai levar Fórum da Violência Doméstica para cinco municípios

O Corregedor Geral de Justiça do Piauí, Desembargador Francisco Antonio Paes Landim Filho disse que 88,46% dos casos de violência doméstica ocorrem no interior dos lares teresinenses.

O I Fórum Piauiense sobre a Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher realizado pela Corregedoria Geral de Justiça do Estado do Piauí foi um dos maiores eventos já realizado em Teresina sobre o gênero. O I Fórum Piauiense sobre a Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher contou com as presenças do Corregedor Geral de Justiça do Piauí, Desembargador Francisco Antonio Paes Landim Filho, do Coordenador de Combate a Violência Doméstica do Tribunal, de Justiça do Piauí, Desembargador Pedro de Alcântara Macedo, do Representante do Governador do Estado do Piauí, Secretário Estadual de Justiça, Deputado Henrique Rebelo, do Presidente Nacional da OAB, Dr. Marcus Vinicius Furtado Coelho, do Presidente da OAB-PI, Dr. Willian Guimarães, do representante do Prefeito de Teresina, Dr. Francisco Ramos, do Dr. Álvaro Kálix Ferro ( Presidente do Fórum Nacional de Juízes de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher – FONAVID), Dra. Ana Cristina Silva Mendes ( Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Comarca de Cuiabá – MT), do Dr. José Olindo Gil Barbosa, do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Comarca de Teresina e outras autoridades.
Imagem: Divulgação I Fórum Piauiense sobre a Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher(Imagem:Divulgação) I Fórum Piauiense sobre a Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher

Com o auditório da Ordem dos Advogados do Piauí lotado durante os dois dias de programação, os organizadores ficaram bastante otimistas com o resultado do evento. O Coordenador do Fórum, Willame Carvalho disse que foi um grande inicio do combate a violência doméstica em Teresina a realização do I Fórum Piauiense de combate à violência doméstica em nossa capital.

Já o Corregedor Geral de Justiça do Piauí, Desembargador Francisco Antonio Paes Landim Filho anunciou que o Fórum será estendido para o interior do Estado… “Logo no mês de julho a CGJ, vai levar o Fórum para a cidade de Parnaíba. Em seguida vamos realizar o fórum nas cidades de Floriano, Picos, Bom Jesus e São Raimundo Nonato”, garantiu o Corregedor Paes Landim.

O Presidente Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Dr. Marcus Vinicius Furtado Coelho, pediu permissão ao Corregedor Paes Landim para transformar o I Fórum Piauiense sobre a Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, em um Fórum Nacional. “Quero aqui parabenizar esta brilhante iniciativa da Corregedoria Geral de Justiça do Piauí, da qual, a OAB nacional vai abraçá-la e transformar o Fórum Piauiense em Fórum Nacional de combate a violência doméstica no Brasil”, enalteceu Marcus Vinicius, Presidente da OAB Nacional.

O Corregedor Geral de Justiça do Piauí, Desembargador Francisco Antonio Paes Landim Filho disse que 88,46% dos casos de violência doméstica ocorrem no interior dos lares teresinenses.” A casa é o asilo inviolável do homem e da mulher”. “Não importa se é um palácio, mansão ou qualquer compartimento habitado pelo homem. A casa do homem será sempre, qualquer que seja o seu porte arquitetônico, o asilo inviolável da pessoa humana. No lar humano, mais do que em qualquer outro lugar, homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações. A casa é um asilo inviolável, onde também se tornam invioláveis, mais do que qualquer outro espaço, a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas. Nesse espaço humano, mais do que em qualquer outro, é livre o exercício de qualquer trabalho compatível com a dignidade do homem”, ressaltou o Corregedor.

Já o Desembargador Edivaldo Pereira de Moura enalteceu a iniciativa da Corregedoria Geral de Justiça na realização do evento. “Antes de tudo, pretendo, como cidadão e como magistrado, expressar o meu orgulho e a minha especial satisfação por ver partir da nossa Corregedoria Geral da Justiça, hoje dirigida pelo nosso guru, mestre e doutor, nacionalmente respeitado pela comunidade acadêmica, como um dos mais notáveis professores de Direito, Francisco Antônio Paes Landim Filho, um encontro dessa dimensão e importância vital para os nossos dias. Parabenizo-o, também, pela felicidade que teve ao escolher os temas e selecionar os nomes das pessoas notáveis que hoje para cá, pressurosas, acorreram no desiderato humanitário dos mais urgentes e preocupantes dos nossos tempos, que é a busca de soluções para um dos mais graves males responsáveis pela desintegração das famílias, nos dias em que vivemos: a violência doméstica e familiar contra a mulher”. Disse o Desembargador e ex-presidente do TJ-PI.

O I Fórum Piauiense sobre a Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher realizado em Teresina pela Corregedoria Geral de Justiça do Piauí tem como Coordenador o Doutor em Sociologia, Professor e Excelente Funcionário do Tribunal de Justiça do Piauí, Dr. Willame Carvalho, que teve o apoio direto do Governo do Estado, da OAB-PI, do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Comarca de Teresina e do Núcleo Multidisciplinar do referido Juizado.
Mais conteúdo sobre:

Violência

Facebook
Veja também