Viagora

Piauí diagnosticou 848 novos casos de tuberculose em 2011

O Estado ocupa o último lugar da região Nordeste e a 21ª posição entre os estados da Federação.

Em 2011, o Piauí diagnosticou 848 novos casos de tuberculose, ocupando o último lugar da região Nordeste e a 21ª posição entre os estados da Federação. O Brasil apresentou uma incidência de 36,0/100.000hab ocupando a posição de 17º entre os 22 países que detêm o maior número de casos de tuberculose. Os dados são do Sistema de Informações Agravos e Notificações do Ministério da Saúde.

Com relação aos outros indicadores epidemiológicos da tuberculose, no mesmo ano, o Piauí atingiu 64,15% de cura, e para que esse índice seja ainda maior, a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí realizará o III Seminário Estadual de Tuberculose. O evento acontecerá no dia 26 de março de 2013, no Centro de Formação Odilon Nunes, na capital Teresina.

A data do Seminário é comemorativa ao Dia Mundial de Luta Contra a Tuberculose, celebrada no dia 24 de março. Todos os municípios foram convocados a participar. Cada um terá disponível até duas vagas, que devem sem preenchidas por profissionais de saúde e/ou multiplicadores de informação no município.

O programa Nacional de Controle da Tuberculose possui como meta curar 85% dos doentes, diminuir para menos de 5% a taxa de abandono e evitar o surgimento de bacilos resistentes, além de possibilitar um efetivo controle da tuberculose no país. A estratégia recomendada pela Organização Mundial de Saúde envolve componentes que abrange acesso aos exames laboratoriais, aquisição e distribuição regular de medicamentos e insumos, e sistema de registro e informação confiável para o monitoramento dos resultados e tratamento direto observado.

A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa que se propaga pelo ar por meio de gotículas expelidas por um doente ao tossir, espirrar ou mesmo ao falar em voz alta. Entretanto, é uma doença com até 100% de cura, desde que seja obedecidos os princípios básicos da terapia à base de medicamentos por no mínimo, 6 meses e a adequada operacionalização do tratamento. A realização do Seminário elaborado pela Sesapi segue esses princípios.

O seminário terá início às 8h. O Centro de Formação Odilon Nunes fica localizado na Rua Magalhães Filho, S/N, bairro Marquês, zona Norte de Teresina. Os municípios devem confirmar inscrição até o dia 25. Para mais informações, sobre o seminário, os interessados devem procurar a Coordenação Estadual de Doenças Transmissíveis, através do número (86) 3216 3663 ou do e-mail [email protected].

Mais conteúdo sobre:

Uber

Facebook
Veja também