Viagora

Universidade Estadual do Piauí realiza abertura do semestre da Universidade Aberta da Terceira Idade

Abertura do semestre da Universidade Aberta da Terceira Idade (UNATI).

A Universidade Estadual do Piauí (Uespi), através da Coordenação do Programa Universidade Aberta da Terceira Idade (UNATI I e II) realizou nesta terça (21), às 8h, a abertura das atividades semestrais do programa no Laboratório de Artes do campus Torquato Neto. No total, 240 alunos participam das atividades do UNATI.

O evento contou com a apresentação do pró-reitor de Extensão e Assuntos Estudantis e Comunitários (PREX), Marcelo Neto, e de uma das coordenadoras, Solange Lages.

Marcelo Neto, em sua fala, enfatizou o papel da Uespi e a importância que o programa desenvolve junto à terceira idade e aos alunos participantes. “A universidade revoluciona, transforma vidas nesta caminhada, ajuda na formação intelectual, corporal, estimula a memória e cria espaços de sociabilidade e trocas de experiências”, afirmou.

Logo após foram apresentados alguns professores que irão ministar aulas neste semestre, como o fotógrafo Cândido Neto, Valderez Alves (Teatro), Claúdia Vieira (Corpo e expressão e dança de salão II) e Diana Halley (Espiritualidade na 3ª idade) e, em seguinda, foi realizado um momento lúdico com cânticos e momento de oração.

A aluna Sueli Feitosa, que já participa dos programa desde 2009, já se formou no UNATI I e agora está integrada ao UNATI II diz que é sempre um prazer partilhar experiências com os colegas e aprendendo mais sobre a qualidade de vida. “Aqui é tudo de bom. A convivência me transforma, traz vigor. Há um verdadeiro entrosamento. Não interessa a classe social, todos ajudam uns aos outros, um ambiente de muita amizade”, enfatiza.

Solange Lages, uma das coordenadoras, conta que as expectativas que, ao longo do semestre, são as melhoras bastante perceptíveis. “Esse ano, estamos com 6 turmas, sendo uma de calouros e no total de 24 professores trabalhando conosco, fazendo esse trabalho ser magnífico. Os alunos estão bastante contentes e entusiasmados com as atividades. Com certeza vai ser um sucesso”.

Aurinice reforça a fala da Profa. Solange.”A cada ano, estamos crescendo com a quantidade de alunos e um dos motivos é que os próprios alunos divulgam a UNATI porque se sentem bem e trazem os amigos e familiares para, juntos, participarem do grupo. O ambiente universitário com o aspecto acolhedor, receptivo e de valorização proporciona isso”.

O Pró-Reitor da PREX declarou que o UNATI é uma resposta objetiva da Uespi ao atendimento à comunidade na terceira idade. “Queremos levar as tecnologias desenvolvidas e os saberes construídos para a 3ª idade, acrescentar mais experiências e melhorar a qualidade de vida desses discentes”, conclui.

Mais conteúdo sobre:

Universidade Estadual do Piauí

Facebook
Veja também