Capitães desistem de usar braçadeira One Love por pressão da Fifa
A Fifa ameaçou dar cartões amarelos a qualquer jogador que utilizasse a braçadeira introduzida com o intuito de mostrar solidariedade à comunidade LGBTQIA+.
Os capitães das seleções da Inglaterra, País de Gales, Bélgica, Holanda, Suíça, Alemanha e Dinamarca, desistiram de usar a braçadeira “One Love” na Copa do Mundo do Catar aós uma pressão da Fifa. Essa decisão foi comunicada pelas federações em conjunto, nesta segunda-feira (21).
A Fifa ameaçou dar cartões amarelos a qualquer jogador que utilizasse a braçadeira, introduzida com o intuito de mostrar solidariedade à comunidade LGBTQIA+.
Harry Kane, capitão da Inglaterra, já havia mostrado seu desejo de usar a braçadeira na partida de abertura da seleção no Grupo B, em um jogo disputado contra o Irã, nesta segunda-feira (21).
Em um comunicado conjunto, as federações informaram que “A Fifa deixou bem claro que imporá sanções esportivas se nossos capitães usarem as braçadeiras no campo de jogo. Como federações nacionais, não podemos colocar nossos jogadores em uma posição em que possam enfrentar sanções esportivas, incluindo cartões amarelos, por isso pedimos aos capitães que não tentem usar as braçadeiras nos jogos da Copa do Mundo da Fifa”, disse o comunicado.
Nesse comunicado conjunto, os países dizem estar “muito frustrados” com essa decisão tomada pela Fifa, que ocorre dias depois que o presidente da Fifa, Gianni Infantino, afirmou que “hoje me sinto gay” durante um discurso dirigido às pessoas que criticam o Catar, onde a homossexualidade ainda é ilegal.
O comunicado ainda diz que a decisão é sem precedentes. “Acreditamos que é sem precedentes - escrevemos à Fifa em setembro informando sobre nosso desejo de usar a braçadeira One Love para apoiar ativamente a inclusão no futebol, e não tivemos resposta”, ressalta as federações no comunicado.
Apesar das críticas, está nas regras da Fifa o informe em que os uniformes dos jogadores não devem conter slogans, declarações ou imagens políticas, religiosas ou pessoais e, durante as competições da Fifa, o capitão de cada equipe “precisa usar a braçadeira de capitão fornecida pela Fifa’.
Com informações da Agência Brasil.
Fifa
-
Estudantes atletas piauienses conquistam medalhas nos Jogos da juventude
Os estudantes conquistaram medalhas nas modalidades mista e individual, tendo como destaque o estudante Marcos de Almeida Lima Filho, da Unidade Escolar Estado de São Paulo -
Piauí conquista medalhas de bronze nos Jogos da Juventude 2024
As premiações foram obtidas nessa quarta-feira (13), no Centro de Convenções da cidade. -
GP de Mônaco garantido no calendário da formula 1 até 2031
O GP de Mônaco, que faz parte do calendário da Fórmula 1 desde a estreia da categoria em 1950, continua a ser uma das provas mais esperadas da temporada. -
Alonso critica Pirelli após caos no GP de São Paulo e questiona Pneus de Chuva na F1
A discussão sobre a adequação dos pneus de chuva, no entanto, deve seguir como tema nas próximas etapas, considerando os desafios enfrentados no Brasil. -
Tenente do Corpo de Bombeiros do Piauí conquista medalha de bronze no Judô
Pedro Bento, enfatizou o quanto se sente orgulhoso da sua trajetória no esporte
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir