Geraldo Alckmin autoriza instalação do projeto de hidrogênio e amônia verde no Piauí
O ministro Geraldo Alckmin ressaltou que essa é a maior iniciativa já aprovada para uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE).
Nessa quinta-feira (20), o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, assinou resolução que autoriza a instalação do projeto de hidrogênio e amônia verde no litoral do Piauí. A medida foi aprovada pelo Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE), em Brasília.
De acordo com Rafael Fonteles, o empreendimento, liderado pela empresa Solatio, representa um investimento de R$ 27 bilhões e deve gerar cerca de 3 mil empregos diretos e indiretos. A unidade será instalada na ZPE de Parnaíba e o início do projeto será analisado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

“Alckmin acaba de assinar a resolução, que foi aprovada pelo Conselho de ZPEs, para a instalação do projeto de hidrogênio verde da empresa Solatio no estado Piauí, exatamente na ZPE de Parnaíba. Um projeto de mais de 20 bilhões de reais em investimentos e que se coloca como o maior projeto de hidrogênio verde do planeta”, destacou Rafael Fonteles.
Na oportunidade, o ministro Geraldo Alckmin destacou a importância da iniciativa e relatou que o Piauí tem se destacado no desenvolvimento sustentável. O Conselho Nacional das ZPEs é vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, do qual Alckmin é o ministro.
“Dar os parabéns ao governador Rafael Fonteles. O Conselho da ZPE aprovou o maior projeto até hoje para uma ZPE, que é a produção de hidrogênio e amônia verde lá no Piauí. É o estado que está liderando o nosso desenvolvimento. Um grande investimento gerador de emprego, renda e promotor da descarbonização, da sustentabilidade. É isso que o mundo precisa e o Brasil, hoje, é o grande protagonista nessa transição energética. Parabéns, governador Rafael!”, pontuou Alckmin.
De acordo com o Governo do Estado, a unidade terá capacidade de geração de 3 GW por ano, alinhando-se à Missão 5 do programa Nova Indústria Brasil (NIB), que incentiva a bioeconomia, a descarbonização e a segurança energética. A produção será voltada principalmente para Europa e Ásia, mercados que registram crescente demanda por combustíveis sustentáveis.
-
SDR realiza roço na estrada que liga bairro Todos os Santos à Taboca do Pau Ferrado
Francisco Duarte, superintendente da SDR, afirmou que as equipes estão focadas em garantir o patrolamento da região, mantendo as estradas em boas condições de trafegabilidade e circulação de veículos. -
Carla Yáscar será reconduzida ao cargo de Defensora Pública Geral do Piauí na segunda
De acordo com o Governo Estadual, Carla Yáscar é a quarta mulher à frente da Defensoria Pública do Estado e possui uma trajetória de destaque com atuação desde 16 de maio de 2008. -
Bairros da zona Sudeste de Teresina ficam sem água neste domingo
A Águas de Teresina informou, através de nota oficial, que a interrupção foi causada pela falta de energia elétrica na região. -
Afastamentos do trabalho por depressão e ansiedade crescem no Piauí, aponta pesquisa
Conforme os dados, o afastamento por depressão saltou de 282 em 2021 para 825 em 2024. Enquanto o número de pessoas que deixaram de trabalhar por ansiedade passou de 296 em 2021 para 907 em 2024. -
Fiscalização contra descarte irregular de lixo é intensificada em Teresina
A ação teve como foco os comerciantes ambulantes que despejam resíduos em vias públicas e bueiros.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir