Primeiras vacinas contra varíola dos macacos devem chegar em setembro
Segundo o Ministério da saúde, nesse primeiro momento apenas profissionais da saúde que tiveram contato direto ou coletaram amostras de pacientes com vírus devem receber o imunizante.
Nessa sexta-feira (29), o Ministério da Saúde informou que as primeiras doses da vacina contra a Mokeypox, conhecida popularmente por varíola dos macacos, devem chegar ao Brasil no mês de setembro. O secretário-executivo do MS, Daniel Pereira, e o secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros, pontuaram que cerca de 20 mil doses chegarão ao país no mês.
De acordo com o MS, nesse primeiro momento apenas os profissionais da saúde que tiveram contato direto com pessoas infectadas com o vírus e que manipulam as amostras recolhidas destes pacientes receberão o imunizante. O Ministério da Saúde ainda informa que o esquema vacinal contra a varíola dos macacos ocorrerá com intervalo de 30 dias entre as duas doses.
Segundo o secretário em Vigilância em Saúde do MS, Arnaldo Medeiros, a aquisição de imunizantes ocorrerá através de apoio da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). “Existe um pedido da Opas para a aquisição de 100 mil doses de vacinas para as Américas. Dessas 100 mil doses, 50 mil serão adquiridas pelo Ministério da Saúde”, explicou o profissional.
O secretário de Vigilância Sanitária explicou em entrevista coletiva que a vacinação em massa ainda não é um plano pois a Organização da Saúde (OMS) ainda não registrou alerta para tal ação. “A OMS não preconiza uma vacinação em massa, então a gente não está falando de uma campanha de vacinação como falávamos para a covid-19. São vírus absolutamente distintos, é uma clínica absolutamente distinta, um contágio absolutamente diferente, uma letalidade diferente. São doenças absolutamente distintas”, disse.
Com informações da Agência Brasil.
Brasília
Distrito Federal
Varíola dos macacos
Organização Mundial da Saúde - OMS
Ministério da Saúde
-
HEDA realiza terceira captação múltipla de órgãos em Parnaíba
O procedimento ocorreu às 10h desse sábado (17), com duração de cerca de três horas; os órgãos beneficiarão pessoas que aguardam na fila nacional de transplantes. -
FMS promove Dia D de vacinação contra a gripe e HPV neste sábado em Teresina
Na oportunidade, estes postos estarão também imunizando pessoas de 9 a 19 anos que ainda não tenham tomado a vacina contra o HPV. -
Programa Mais Médicos abre 92 vagas em 67 municípios do Piauí
Os profissionais atuarão por quatro anos na Atenção Primária a Saúde em regiões prioritárias do estado -
Corrida contra o Feminicídio chega à 4ª edição com orientações sobre preparo físico
A ação visa sensibilizar homens e mulheres para o enfrentamento ao feminicídio, à misoginia e a todas as formas de violência de gênero. -
HUT celebra 17 anos com mais de 1 milhão de atendimentos em Teresina
Segundo Aranucha Brito, diretora geral do HUT, nos primeiros 100 dias da nova gestão, o hospital passou por mudanças
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir