Primeiras vacinas contra varíola dos macacos devem chegar em setembro
Segundo o Ministério da saúde, nesse primeiro momento apenas profissionais da saúde que tiveram contato direto ou coletaram amostras de pacientes com vírus devem receber o imunizante.
Nessa sexta-feira (29), o Ministério da Saúde informou que as primeiras doses da vacina contra a Mokeypox, conhecida popularmente por varíola dos macacos, devem chegar ao Brasil no mês de setembro. O secretário-executivo do MS, Daniel Pereira, e o secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros, pontuaram que cerca de 20 mil doses chegarão ao país no mês.
De acordo com o MS, nesse primeiro momento apenas os profissionais da saúde que tiveram contato direto com pessoas infectadas com o vírus e que manipulam as amostras recolhidas destes pacientes receberão o imunizante. O Ministério da Saúde ainda informa que o esquema vacinal contra a varíola dos macacos ocorrerá com intervalo de 30 dias entre as duas doses.
Segundo o secretário em Vigilância em Saúde do MS, Arnaldo Medeiros, a aquisição de imunizantes ocorrerá através de apoio da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). “Existe um pedido da Opas para a aquisição de 100 mil doses de vacinas para as Américas. Dessas 100 mil doses, 50 mil serão adquiridas pelo Ministério da Saúde”, explicou o profissional.
O secretário de Vigilância Sanitária explicou em entrevista coletiva que a vacinação em massa ainda não é um plano pois a Organização da Saúde (OMS) ainda não registrou alerta para tal ação. “A OMS não preconiza uma vacinação em massa, então a gente não está falando de uma campanha de vacinação como falávamos para a covid-19. São vírus absolutamente distintos, é uma clínica absolutamente distinta, um contágio absolutamente diferente, uma letalidade diferente. São doenças absolutamente distintas”, disse.
Com informações da Agência Brasil.
Brasília
Distrito Federal
Varíola dos macacos
Organização Mundial da Saúde - OMS
Ministério da Saúde
-
Silvio Mendes e bancada federal se reúnem com ministro da Saúde em Brasília
O encontro teve como objetivo discutir soluções e buscar o aumento de recursos destinados à assistência em saúde na capital piauiense. -
Hospital do Dirceu amplia exames de tomografia e melhora atendimento em Teresina
A unidade de saúde passou de 30 para 500 exames mensais, beneficiando paciente da rede municipal da capital. -
Quase 12 mil vacinas foram aplicadas no posto do Teresina Shopping
De acordo com a Fundação, apenas nos três primeiros meses de 2025, foram aplicadas 11.264 doses -
Ponte Estaiada ganha iluminação vermelha contra a tuberculose em Teresina
Conforme a prefeitura, a ação integra a programação do Dia Mundial de Combate à Tuberculose. -
Piauí recebe 21 novas ambulâncias para ampliar a frota do SAMU
A medida visa modernizar a frota e ampliar a capacidade de atendimento de urgência em diversos municípios do estado.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir