Recurso do Padre Walmir está parado há mais de 6 meses no TRE
Um recurso apresentado pela defesa do prefeito de Picos Padre Walmir contra sentença que cassou seu mandato, está parado desde o mês de novembro de 2018 no Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI). No final do mês de maio o processo completará 7 meses sem movimentação. O relator do recurso é o desembargador Pedro de Alcântara da Silva Macêdo, vice-presidente do Tribunal e Corregedor Regional Eleitoral.
- Foto: José Maria Barros
Prefeito de Picos Padre Walmir.
O prefeito de Picos foi cassado em 1ª instância pelo juiz da 62ª zona eleitoral, José Airton Medeiros de Sousa, no dia 11 de julho de 2018 acusado de abuso de poder político e econômico. O magistrado julgou procedente uma Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME). Também foi cassado o vice-prefeito, o empresário Edilson Alves de Carvalho (PTB).
No dia 16 de julho de 2018 a defesa do prefeito Padre Walmir interpôs um Recurso em Sentido Estrito contra a decisão do juiz de primeira instância. O recurso tem efeito suspensivo e permitiu que o prefeito e o vice permanecessem no cargo até o julgamento final do processo pelo plenário do Tribunal.
Além de perderem os mandatos, Padre Walmir e Edilson de Carvalho também foram condenados pelo magistrado a ficarem inelegíveis pelo prazo de 8 anos.
Entenda o caso
A ação foi ajuizada na 62ª zona eleitoral no dia 9 de janeiro de 2017 pela coligação “Pra cuidar da nossa gente”, formada pelos partidos PP, PRP, PPS, PV, PHS, PMB, Rede e PR. Aliança que era comandada pelo ex-prefeito de Picos, Gil Marques de Medeiros, o Gil Paraibano (PP) e pelo então vereador Antônio Afonso Santos Guimarães (PMB) como vice.
Nas eleições de 2016 em Picos, eles ficaram em segundo lugar e recorreram à justiça pedindo a cassação dos mandatos do prefeito reeleito, Padre José Walmir de Lima (PT) e do vice, empresário Edilson Alves de Carvalho (PTB). A acusação foi de abuso do poder político e econômico.
-
TCE recebe denúncia de empresa e manda ouvir prefeito de União
O conselheiro determinou a citação do prefeito e do Pregoeiro Alexandre Dumas de Castro para que se manifestem em um prazo de cinco dias. -
Ministério Público investiga prefeito de Lagoa Alegre após contratar consultoria sem licitação
A 2ª promotoria de justiça de União recebeu denúncia dos vereadores Kamila Mineiro Ponte e Valdir dos Santos Costa apontando indícios de sobrepreço. -
Promotor investiga ex-prefeito de Piracuruca por crime de injúria contra advogado
A 1ª promotoria de justiça de Piracuruca recebeu manifestação registrada pela OAB-PI. -
Promotor denuncia prefeita de São Gonçalo do Piauí e quer regularização do portal da transparência
A petição foi protocolada no dia 24 desse mês e está a cargo do juízo da Vara Única da Comarca de São Pedro do Piauí. -
Promotora investiga ex-prefeito de Dirceu Arcoverde por contratar empresa de filho de vereador
A empresa Ema Construções foi aberta na Receita Federal no dia 09/06/2023 e tem sede em Dirceu Arcoverde.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir